Palestrantes

Alice Becker

Alice Becker, é Presidente Physio Pilates e Educadora Master Physio Pilates – Polestar. Fundadora e presidente da Physio Pilates, organização licenciada com exclusividade pela Polestar Pilates, Balanced Body e GYROTONIC® para a América do Sul. No Brasil, foi a pioneira na implantação e fomento do Método Pilates.

  • Fascia Flowing Mat

Resumo: Uma aula fluida e divertida de nível avançado de Pilates Mat Clássico, coreografada e com foco nos quatro elementos da fáscia. Os exercícios serão conectados por transições criativas e também desafiadoras, conduzidas por diferentes ritmos e qualidades musicais. É pré-requisito ter experiência e bom domínio corporal no Mat Pilates.

  • Super Banda Elástica

 

  • Restaurando Controle Motor na Lombar

Resumo: Um workshop com exercícios de Mat e em equipamentos e acessórios de Pilates, que focam no despertar da musculatura profunda que organiza todo o corpo, em especial da região nas cinturas pélvica e escapular, e expande para um desafio de mobilidade com a estabilidade dinâmica utilizando a tensegridade de todo o sistema de fáscias. A combinação de equipamentos de Pilates com acessórios que desafiam a propriocepção, acelera o aprendizado motor e nos leva a um nível mais elevado de refinamento de performance.

Alice Becker, é Presidente Physio Pilates e Educadora Master Physio Pilates – Polestar. Fundadora e presidente da Physio Pilates, organização licenciada com exclusividade pela Polestar Pilates, Balanced Body e GYROTONIC® para a América do Sul. No Brasil, foi a pioneira na implantação e fomento do Método Pilates. Integrante do Balé Teatro Castro Alves desde 1984, Alice viajou em turnês pelo mundo, como dançarina e solista desta companhia de dança moderna e contemporânea.
Cursou mestrado nos Estados Unidos, pelo California Institute of Arts (CAL ARTS), iniciando lá, em 1989, seus estudos em Pilates. Em 1990 certificou-se em Pilates com Marie Jose Blom, pelo Long Beach Dance Conditioning, Em janeiro de 1991 retornou ao Brasil para implantar o Pilates em Salvador em estúdio próprio e no Balé do TCA. De Salvador, Alice expandiu o Método para vários estados brasileiros e até outros países da América do Sul.
Alice foi fundadora e 1ª Presidente da ABRAPI (Aliança Brasileira de Pilates), fundada em janeiro de 2010 no Rio de Janeiro; Co-dirige dois estúdios de Pilates em Salvador e ministra cursos em universidades, congressos, conferências de Pilates, eventos de fitness e festivais de dança pelo Brasil, Europa, América do Sul, América do Norte e Oceania; ela também é membro do Comitê Internacional de Currículo da Polestar Pilates – EUA; Foi membro e fundadora do programa de Pilates do Ambulatório de Dor do HUPES – UFBA (Universidade Federal da Bahia); Em 2010 Alice certificou-se em CoreAlign, com Jonathan Hoffman, tornando-se Master Trainer da técnica; no mesmo ano, fez sua formação em Leg Extension®, com Juliu Horvath, no primeiro curso deste equipamento no Brasil. Em 2001 concluiu sua formação em Gyrotonic Expansion System® (1ª geração no Brasil), e em 2002 em GYROKINESIS® , ambas realizadas com o próprio Juliu Horvath. Obteve seu segundo certificado em Pilates em 1998, pela Polestar Pilates – empresa com atuação mundial na formação de professores deste Método. Graduou-se em Dança pela Universidade Federal da Bahia – 1987.

Cecilia Panelli

Cecília Panelli

Mestre em Educação Física, Bacharel e Licenciada em Dança. Certificada por Romana Kryzanowska em 1999.

  • Pequenos Acessórios Clássicos

Resumo:  Este workshop tem a intenção de apresentar ou re-descobrir os pequenos acessórios criados por Joseph Pilates. Ao trabalhar com esses pequenos acessórios, a proposta é estimular as necessidades individuais, entretanto cuidado para preocupar-se de estimular sempre todo o corpo, pois só assim você terá um resultado favorável, já que embasados nas propostas de exercício da unidade corporal de Joseph Pilates.

  • Reformer no Solo

Resumo: Neste workshop é possível realizar a sequência do reformer clássico no solo. Desta forma é possível aumentar o desafio, pois as molas dos equipamentos oferecem suporte e sustenção. Utilizamos este repertório quando queremos estimular alunos mais avançados que já conhecem as séries de movimentos.

Mestre em Educação Física, Bacharel e Licenciada em Dança. Certificada por Romana Kryzanowska em 1999. Pré-treinadora de GYROTONIC® e certificada em GYROKINESIS®. Autora do Livro: “Método Pilates de Condicionamento do Corpo: um programa para toda vida” (Phorte, 2016, terceira edição). Tradutora da: Obra Completa de Joseph Pilates – Phorte , 2010. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento UNICAMP (GPFEM).

Thais Delfino

Thais Delfino

Fisioterapeuta, Mestre em “Avaliação e Prescrição de Atividade Física aplicadas ao Desporto” em UTAD (Portugal), especialista em Treinamento Funcional – GamaFilho, foi palestrante II, III, IV Congresso Internacional de Pilates; Pilates Brazil; Pilates Tour. Atualmente trabalha com pilates clinico para pacientes com dor crônica no Estúdio Pilates&Movimento – Clinico e Funcional do qual é proprietária.

  • Raciocínio clínico no Pilates para quadril e joelho.

Resumo: Como ter o bom raciocínio clinico fisioterapêutico durante as sessões avaliando e tratando seus pacientes através do guidelines atuais para reabilitação de quadril e joelho. Reunindo a ciência a sua conduta diária apresentando um protocolo para atendimento baseado em periodização.

  • Pilates sem riscos: cintura escapular e cervical

Resumo: Raciocínio clinico fisioterapêutico nas condutas diárias. Como avaliar e tratar as disfunções destas regiões baseados nos guidelines atuais, trazendo o que a ciência diz sobre cervical e cintura escapular. Aplicação de um protocolo de tratamento utilizando a ferramenta pilates com base no sistema de estabilização segmentar, conceitos de mobilidade e estabilidade.

Fisioterapeuta, Mestre em “Avaliação e Prescrição de Atividade Física aplicadas ao Desporto” em UTAD (Portugal), especialista em Treinamento Funcional – GamaFilho, foi palestrante II, III, IV Congresso Internacional de Pilates; Pilates Brazil; Pilates Tour, formação em Pilates Reabilitação (GAP PILATES, Argentina); Especialist Protocol L.A.F. 1 e 2 (Espanha); Power Pilates Training – Pilates Institute South America; Certificação Pilates na Reabilitação – Pilates Avançado; Certificação Método Pilates – Movimento e Saúde; Certificação completa CORE360; Certificação Internacional Pilates Training (TRX) – RM Cursos atualmente trabalha com pilates clinico para pacientes com dor crônica no Estúdio Pilates&Movimento – Clinico e Funcional do qual é proprietária.

Luciana Cazotti

Luciana Cazotti

Fundadora, proprietária e diretora técnica do Global Pilates, é mestre e doutoranda em Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia e pós – graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP. PMA® – Certified Pilates Teacher.

  • Pilates na Terceira Idade – Como elaborar um programa de exercício seguro e efetivo.

Resumo: Neste workshop iremos explorar as possibilidades de adaptações dos exercícios do repertório, de forma que possamos desenvolver um programa seguro e efetivo, levando em consideração as características individuais do idoso.

  • Biomecânica da respiração e alterações posturais – Explorando os exercícios do repertório

Resumo: Este workshop tem como o objetivo aprofundar o estudo da biomecânica e do princípio da respiração bem como, direcionar a aplicação do método Pilates como ferramenta para desenvolver a mobilidade da caixa torácica em todos os diâmetros; otimizar a relação entre a respiração e a coluna vertebral e restaurar a estabilidade dinâmica da coluna vertebral e demais estruturas corporais.

Fundadora, proprietária e diretora técnica do Global Pilates, é mestre e doutoranda em Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia e pós – graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP. PMA® – Certified Pilates Teacher. Educadora física graduada pela UNISA – CREF 3182 – G/SP, a Luciana é formada no Método de Reeducação do Movimento pela escola Ivaldo Bertazzo e instrutora de Pilates certificada em Pilates Mat e Stúdio pela Physio Pilates – Polestar Education, STOTT PILATES® (Matwork, Reformer, Cadillac, Chair & Barrels), Power Pilates Core Mat 1 (Power Pilates) e nos métodos GDS – Centre de Formation Philippe Campignion (Bélgica) e GYROTONIC®. Além das certificações e experiência no método Pilates, possui trabalhos relevantes na área científica. É co–autora do artigo científico “Pilates improves pain, function and quality of life in patients with chronic low back pain: a randomized controlled trial” e tem realizado apresentações científicas e como palestrante nos últimos cinco anos no American College of Rheumatology (San Diego, 2013), no Congresso Brasileiro de Reumatologia (Recife, 2013) e no Congresso Brasileiro de Pilates (São Paulo, 2014-2017).
A Luciana já participou de workshops nacionais e internacionais, como: ISP (Injuries & Special Populations (STOTT PILATES®); Pilates Leader Programme; GARUDA® Seated and Standing; GARUDA® Dhara e GARUDA® Foundation; com Ricardo Jaramillo, Montse Cosin e Juan Castellano (Espanha), Beth Kaplanek e Brent Anderson (EUA), Michael Alan King (Inglaterra), Allan Menezes (Austrália) e Cecília Panelli (Brasil).

Silvia Gomes

Silvia Gomes

Silvia Gomes é professora de Educação Física formada pela UNICAMP/93 (licenciatura e bacharelado), especializada em Biomecânica pela UGF e Comunicação, Expressão e Linguagens na Prática Educativa na Universidade de Barcelona.

  • Over Ball, a pequena notável.

Resumo: Descubra toda versatilidade da overball, desde bem murcha para despertar micromovimentos e abrir espaços em fáscias e musculos e até bem inflada desfiando ou servindo como assistência

  • O Auto toque como ferramenta didática

Resumo: Para além do toque do professor o auto toque qunao bem orientado tem um incrivel poder de facilitar desde a organização do centro de força fazendo a conexãode pontos osseos até fcilitando muito as mobilizações como shoulder bridge e mermaid. Sinta na própria pele essa incrível estratégia e leve para suas aulas

Silvia Gomes é professora de Educação Física formada pela UNICAMP/93 (licenciatura e bacharelado), especializada em Biomecânica pela UGF e Comunicação, Expressão e Linguagens na Prática Educativa na Universidade de Barcelona. É certificada pela Polestar (Physio Pilates), Atelier do Corpo e Corpore Pilates em Estúdio e em MAT pela Stott Pilates. Fez também cursos com Sherry Betz (Osteoporose), Brent Anderson (Coluna Avançada, Critical Reasoning), Colleen Craig, Christine Romani Rubi, Clara Trigo entre outros. Seu trabalho de Pilates tem uma abordagem somática baseando-se em Blandine Calais (Anatomia Para El Movimiento), Eric Franklin (Imagery) e Eutonia (Gerda Alexander), além de Paul Hodges e demais estudiosos da coluna vertebral. Trabalha como colaboradora com a Editora Manole tendo feito a revisão técnica dos livros Pilates Sem Riscos e Abdominais Sem Riscos de Blandine Calais Germain e outros, além de ter mais de dez matérias publicadas na Revista Oficial de Pilates. Participa também como conferencista em diversos eventos como CONAPI , Encontro Profissional de Pilates, Physio Piates, Essence Pilates, Universum Pilates, entre outros.

Rafaela Porto

Rafaela Porto

Educadora física formada em 2004, pós graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde, especialista no método Pilates com certificação internacional pela STOTT PILATES.

  • Gestantes praticando pilates
  • Pilates para crianças: como adaptar o método para cada fase da infância
  • O público sênior se redescobrindo com a prática de Pilates

Educadora física formada em 2004, pós graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde, especialista no método Pilates com certificação internacional pela STOTT PILATES. Participou de cursos em diferentes países com temas na área da saúde, gestão de pessoas e empreendedorismo. Hoje atua como personal trainer e aulas de Pilates nas cidades de Santos e São Paulo, é proprietária do estúdio “Espaço Único – Piltes & Bem estar”. É docente em cursos de extensão e pós gradução em universidades, Prof. Esp. Pilates Institute South America, Palestrante da Fitness Brasil, Elo Pilates – Treinamento e Educação Continuada em Pilates, Congresso Brasileiro de Pilates, Pilates Tour entre outros eventos e é colunista dos blogs Pilates I do e Pilates Friends. Presta serviços como treinamento técnico de equipe e acessoria de estúdios pelo Brasil.

Fernanda Avancini

Fernanda Avancini

Fernanda Avancini é educadora física e certificada pela Stott Pilates, bailarina e apaixonada pelo movimento.

  • Utilizando a overball para alívio de tensões por meio da ferramenta Move Flow.

Resumo: A overball é um acessório versátil que promove suporte para diversas posições do repertório do Pilates. O método Move Flow utiliza esse acessório ao longo de toda a aula para aliviar as tensões e liberar a fáscia muscular. O tom de voz, a maneira de conduzir e a música, promovem o ambiente ideal que isso aconteça! A sensação de bem-estar e relaxamento após a prática é surpreendente!

  • Estimulando as fáscias musculares com o flex-band.

Resumo: A fáscia muscular é o maior tecido do corpo humano. Ela pode ser liberada, para alívio de tensões, e estimulada, para tornar-se mais resiliente aos estímulos diários. Nesse workshop você vai aprender a utilizar o flex-band para treinar a fáscia com exercícios do Pilates e outros específicos para a rede fascial!

Fernanda Avancini é educadora física e certificada pela Stott Pilates, bailarina e apaixonada pelo movimento. É proprietária do Fernanda Avancini Studio e idealizadora do Pilates Experience.
Devido a suas lesões na coluna buscou o Pilates para melhorar a sua dor. Após muito estudo, prática e sensibilidade nasceu o Move Flow.

Marcela Piston

Marcela Piston

Coordenadora técnica dos 5 Studios Showa Pilates+Funcional, Coordenadora dos 2 Studios Showa SuperCore; Docente e idealizadora da nova metodologia da Pilates Institute.

Pilates Dance

Profª Esp. Marcela Piston, Ex-bailarina; Graduada em Educação Física (UNICSUL), Pós Graduada em Pilates: Prescrição de exercício e Saúde (UGF); Full Certification Stott Pilates; Certification Total Barre – Stott Pilates, Certification ZEN.GA – Stott Pilates, Formação completa Mormaii Fitness, Formação 1 e 2 Core 360º, Certificação protocolo LAF 1 e 2– JuanCastellano (Espanha); Pilates e patologias de ombro, quadril e joelho com Gabriel Pidello ( Argentina); WS com Michael King, Alice Becker, Allan Menezes, entre outros.